Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bolosofia

A rapariga dos bolos

Bolosofia

A rapariga dos bolos

As panquecas do Sol

As panquecas querem-se leves e desembaraçadas como os grãos de farinha. O ato de peneirar solta e areja a mistura de ingredientes secos. Os líquidos, no cuidado de os manter à temperatura ambiente, fazem a ponte para a afetuosa textura daquelas rodelas sedutoras.
Esta receita de panquecas foi um presente do Sol, filho da minha amiga-mestre Peta, uma cozinheira australiana com alma de artista. Cozinhar é um ato de criatividade e de liberdade, assim me disse. E eu percebi exatamente isso, assim que provei as primeiras panquecas que me serviu. Barradas com uma fina camada de manteiga de amendoim, suavemente salpicadas com açucar e umas gotas de limão, num desmazelo agridoce tão surpreendente quanto intrigante.
Cá em casa a disciplina requer que estas pequenas iguarias se repitam quase todos os fins-de-semana. Muitas vezes com uma combinação de fruta fresca, geleia de agave ou de arroz e requeijão vegan, que não fica nada atrás. No prato restam sempre poucas e acabamos a disputar as mais tostadas.

20180623_183942.jpg

INGREDIENTES
1 1/2 chávena de farinha tipo 55, sem fermento
3 1/2 colheres de chá de fermento
2 colheres de sopa de açúcar  
Pitada de sal refinado
3 colheres de sopa de manteiga vegan sem sal
300 ml leite de amêndoas
Manteiga vegan q.b.  (no caso de não utilizar uma fantástica placa elétrica não-aderente)

ELABORAÇÃO
Leia a receita até ao fim e comece por colocar todos os utensílios à mão. Separe, pese ou meça os ingredientes, conforme as medidas acima indicadas. A este procedimento chama-se "Mise en place". É uma expressão de origem francesa que significa "pôr tudo no lugar" antes da confeção.
Comece por juntar a farinha e o fermento e peneirar, em conjunto, para arejar. A estes, acrescente o açúcar e o sal refinado e misture, com uma colher ou batedeira de mão. Derreta a manteiga na taça pequena. Faça um buraco no meio da mistura seca e coloque a manteiga, misturando ligeiramente. Adicione, lentamente, o leite, mexendo com cuidado - do centro para os lados - para não formar grumos.
Deixe repousar a massa durante 10 minutos, à temperatura ambiente. Coloque a placa a aquecer (temperatura média-quente) e, quando pronta, distribua a massa com a ajuda da concha.
Assim que surgirem as primeiras bolhas, vire a panqueca com uma espátula e deixe cozinhar durante cerca de mais um minuto.
Retire-as e coloque-as empilhadas num prato. Uma torre inclinada deliciosa!